Quer ser Piloto de Helicóptero???

Olá

Muitas dúvidas chegam por comentários ou e-mails pedindo informações sobre o valor, prazo e onde fazer o curso de helicóptero.

Resolvi montar esse texto explicando essas dúvidas. Infelizmente elas são um pouco genéricas, pois dependem muito de escola para escola e de cidade para cidade.

Antes de valor sobre o valor do curso, precisamos deixar claro que a carreira de Piloto de Helicóptero SEMPRE deve começar por Piloto Privado.

Valor do Curso

O curso teórico de Piloto Privado de Helicóptero não é caro, varia de R$ 1.500,00 à R$ 3.000,00 incluindo material.

Duração do Curso

O curso de PPH (acostume-se com essas siglas) dura em média 4 meses. O curso pode ser realizado aos fins de semana o dia todo ou durante a semana nos períodos da manha, tarde ou noite. Isso depende de escola para escola. Fazer de fim de semana ou durante a semana não aumenta ou diminui o tempo de duração do curso.

Aulas Práticas

Para iniciar as aulas práticas você precisa ter o Certificado de Capacidade Física (CCF).

Você pode fazer isso em um dos consultórios homologados pela ANAC se for seu primeiro CCF para PPH. (Em breve vamos listar todos os consultórios, aguarde) ou se preferir, você pode fazê-lo no Hospital da Aeronáutica. Para Piloto Comercial de Helicóptero você é OBRIGADO a fazer no Hospital da Aeronáutica.

Valor da Aulas Práticas

robinsonr22

Quando está começando a voar, você voará o Robinson 22. Uma aeronave bem pequena para somente duas pessoas.O Valor da hora de voo varia de R$ 700,00 a R$ 1.000,00. Esse valor depende do pacote de horas que vocês faz e da escola escolhida.

Para ser um Piloto Privado, você precisa ter no mínimo 35 horas práticas. O que seria em reais algo em torno de R$ 26.250,00 (valor hora base R$ 750,00)

Para ser um Piloto Comercial, você precisa ser Piloto Privado e ter 100 horas práticas. Valor gasto R$ 70.000,00 (valor hora base R$ 700,00)

Além desses valores, existem taxas de provas, curso práticos, material didático, exame médico (CCF). Isso tudo deve ser aproximadamente uns R$ 6.000,00, ou seja, o valor para ser Piloto de Helicóptero é no mínimo R$ 76.000,00.

Mas vale a pena. Confira os Salários de Pilotos de Helicóptero

Espero que essas informações sejam úteis para vocês iniciantes no mundo de asas rotativas.

 

 

Pin It

33 thoughts on “Quer ser Piloto de Helicóptero???

  1. Aloisio de Araujo Borges 7 de abril de 2013 at 4:14 -

    Bom dia! Gostaria que informacem contatos de escolas que aplicam os cursos de piloto.
    Quero saber tambem se é facil arrumar emprego apos terminar o curso.

  2. Olá, adorei o site/blog..retirou muitas dúvidas. Mas quanto seria o salario de um piloto privado, analisando, seria o “cargo” mais baixo da área, mas existe campo de trabalho? uma vez que pode-se pilotar um helicoptero que transporta somente o piloto mais 1 pessoa? Minha dúvida é essa. Olhei antes de perguntar, o link onde dá dicas sobre salarios, mas não identifiquei sobre o piloto privado.

    Obrigado.

  3. Estou bem disposto a começar o curso, meu unico medo é não ter emprego depois de terminar tudo, pensando em trabalhar de piloto executivo, com umas 150hs de voo acaba ganhando quanto de salario?

    Vi o outro topico sobre faixa salarial porém não especificam se as empresas exigem muitas horas de voo e as diferenças de salario para iniciantes.

    Obrigado

  4. Gente, tenho 16 anos e estou terminando o ensino médio. Meu objetivo é completar 17 anos, ano que vem, e seguir a carreira de piloto, de helicoptero. Queria algumas dicas, informacoes, ajudas. Como salario inicial, mercado de trabalho, ao concluir o curso vou poder logo trabalhar e ganhar algo? Se puder, me enviem email: ronaldo.umbelino@hotmail.com

  5. Depois de terminar o curso e as aulas praticas é fácil arrumar um emprego para PP? E as horas voadas como PP servem de pratica para trabalhar como PC?

  6. Sidnei Vladisauskis 19 de maio de 2013 at 2:19 -

    Tenho 30 anos, sou desenvolvedor web e mobile, tenho um salário na faixa dos R$7.500,00
    Estou pensando em mudar de área pra fazer algo que realmente gosto, e sempre quis ser piloto.
    Tenho dúvidas, como por exemplo, esiste mercado de trabalho para alguém que começa na casa dos 30 anos?
    Penso em fazer o curso e investir em +ou- 150 horas voo de piloto comercial.
    Outra dúvida é, no exame médico, quais as exigência e o que te reprovaria em um exame como esse?
    Obrigado

  7. Olá Sidnei.

    Como 150 horas, você não vai conseguir um emprego com o mesmo salário que ganha, veja esse artigo aqui: Faixa Salarial de Piloto de Helicóptero

    Você tem que planejar bem a vida para não desistir no meio.

    Sobre o exame médico, se você tem problemas graves na visão, daltonismo, por exemplo, será reprovado.

    Sugiro que antes de iniciar qualquer coisa, faça o exame, não é caro, cerca de R$ 350,00 e pode fazer com que você inicie ou pare sua nova carreira.
    Eu mesmo descobri que precisava de óculos no dia que fui fazer o exame médico 🙂

    Abraço e boa sorte

  8. Sidnei Vladisauskis 4 de junho de 2013 at 0:11 -

    Acho que a parte de salário no começo não seria problema, tenho reservas. Mas é relativamente fácil conseguir um emprego na área?

    Mas tenho 8 graus de miopia, uso lentes corretivas e pra mim isso é normal.

    Será que tem algum problema?

  9. Olá muito bom esse tópico, parabéns.

    Tenho uma reserva de R$50.000,00 meu salario é R$1.500,00/mês e tenho 21 anos. Para terminar o curso num curto prazo, teria que fazer alguns empréstimos. Minha duvida é:
    Qual a forma de ter um retorno financeiro para pagar esses empréstimos caso não consiga me tornar um instrutor?

  10. Olá, gostaria de saber como é o mercado de trabalho para pilotos de helicóptero no exterior? É uma opção viável para a carreira, levando em conta salários e estabilidade do emprego? Muito obrigado!

  11. Olá,queria saber se essa área de piloto é facil de conseguir emprego ou se há muitas dificudades como um emprego comum???

  12. Boa noite, acho que minhas dúvidas são bastante comuns a de outros. Quero fazer o curso, estou até estudando algumas formas de empréstimo. Vocês tem algum contato de empresas que empregam recém formados, que possuam somente as 100 horas exigidas? Tenho que fazer o CCF quando começo o curso PP e tenho que repetir o CCF quando começar PC? Qual a periodicidade desse exame depois de formada? Depois de já iniciado as aulas práticas com a Robinson, qual o procedimento para começar a pilotar um outro modelo de aeronave? Se eu pilotar somente o Robinson durante minhas 100 horas o que isso vai impactar na hora de convergir um emprego? Muito obrigada

  13. Galera, é muito importante falar que para se tornar piloto é preciso antes de mais nada, muita paixão pela aviação, a arte de voar. Se você pensar em entrar no ramo visando só o que pode ganhar em cifras é melhor ficar literalmente com os pés no chão.

  14. Olá.
    Tanto as horas do pp qt pc devem ser pagas… ?
    Ouvi dizer que as horas do pc poderia ser feitas em “trabalho não remunerado”… confere ?
    Obrigada.

  15. Poxa muito caro pra se tornar piloto de helicóptero, confesso que um sonho meu de ser piloto foram por agua abaixo quando vi o valor minimo de 76.000,00. Aff não tenho condições nenhuma… Gostaria de saber se existe um tipo de fies para o curso?

  16. Amigo de que adianta concluir um curso , pagar aprox. 80 mil reais , e obter as 100 hs para piloto comercial , se para qqer emprego nessa área eles exigem ales dos testes de aptidão no mínimo 500 hs de vôo , algo praticamente impossível de se pagar.. ai eu pergunto .. eu não estou fazendo isso por hooby e sim para trabalhar , logo como e onde conseguirei essas 400 hs pra realmente me qualificar e ser contratado por uma empresa de taxi aéreo e etc..

    Pois vi muitos amigos entrarem no curso empolgadíssimos e depois acabaram caindo na real de que com 100 hs de vôo jamais conseguiriam emprego , enfim .. grato e agurdando uma resposta

    abçs Felipe

  17. Daltonismo ??

    Olá,
    Tenho 19 anos, sou técnico em automaçao industrial e curso engenharia. Sempre pensei em seguir duas profissões: jornalismo ou ser piloto de helicóptero. Penso em algum dia trabalhar como piloto para alguma emissora de TV, apesar de saber que existem poucos cargos como esse.

    Pretendo trabalhar como engenheiro alguns anos , juntar uma grana e partir pra ser piloto.

    Mas a questão é que tenho certo grau de daltonismo. Já fiz um exame admissional para trabalhar como técnico, foi diagnosticado o daltonismo, pelo ishihara ( a imagem com várias bolinhas coloridas ) mas quando a médica pediu pra eu olhar fitas com as cores separadamente eu fui aprovado para o cargo que exerceria.

    Atualmente, estava com bastante expectativa em ser piloto no futuro. Mas ao ver o post falando que :” Sobre o exame médico, se você tem problemas graves na visão, daltonismo, por exemplo, será reprovado. ” Fiquei bastante decepcionado. Pesquisei mais um pouco na internet, achei algo falando que para avião, existe possibilidade. Mas então, gostaria de saber sobre helicópteros. Qual é realmente o critério ? Existem vários níveis de daltonismo… O meu caso não é do mais grave.

    Tem como descobrir pra mim mais detalhes sobre esse exame no caso de PPH e Pcomercial ?

    Encontrei posts em outros sites falando que no caso de daltonismo p/ piloto de avião, se enxergar as tiras das cores separadamente consegue passar. Mas queria uma informação mais confiável. E Será que pra helicóptero também dá ?

    Alguém com algum amigo PCH ou PPH daltônico podia descobrir pra mim ???

    Valeu pessoal , boa sorte a todos !

  18. Olá Monique,
    As horas de PP e PC tem que ser pagas. Porém, checado PP você pode “trabalhar” com algum conhecido, e assim ir acumulando horas de voo. Mas para checar o PC, você teria que ter 150h totais, sendo que 10h se não estou enganado, tem que ser em escola homologada, ou seja, em um aeroclube.
    Abraço

  19. Olá Poliani,
    1. Geralmente quem se forma, tenta uma vaga no próprio aeroclube como INVH ( Instrutor de Voo ), para assim, ir acumulando horas e futuramente conseguir uma melhor oportunidade. Não existe uma empresa específica que contrate iniciantes na carreira.
    2. Você terá que ter seu CCF, antes do inicio das aulas práticas, pois sem ele você NÃO pode voar. O exame é válido em um período de 2 anos, para alguns casos específicos, menos que isso.
    3. Após checar seu PCH, você poderá fazer um ground school em um outro modelo de aeronave, fazer uma prova na ANAC, e posteriormente, o check na aeronave desejada. Aprovada, estarás habilitada para voar tal modelo.
    4. Você pode voar todo seu curso em R-22, a aeronave voada na instrução, não afeta muito no momento de sua seletiva. O que ocorre em uma oportunidade de emprego, é a quantidade de horas que você possui, ou seja, EXPERIÊNCIA VOADA!
    5. Não é necessário ter inglês fluente, porém, caso tenha um domínio na língua, será um diferencial. Para isso, terás que passar pelo teste ICAO presencial, que irá definir em qual nível está seu inglês…
    Abraço

  20. o pph passa por alguma prova da anac para conseguir a carteira quando voce consegue tirar a carteira?, apòs o que? e como chama a carteira de pph?

  21. Olá amigo,
    Sua postagem sanou quase todas as minhas dúvidas. Estou me preparando para fazer o PPH e em breve o PCH. Mas quero saber ,independente do salário, como faço para conseguir um emprego somente com a carga horária do curso PCH – 100 horas. Obrigado.

Deixe uma resposta