RBAC 61- Provas escritas não serão mais aplicadas nas salas da ANAC

Exames teóricos para habilitação de tipo

Devido a entrada do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) n°61, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu a aplicação de exames teóricos escritos para concessão, revalidação e requalificação da habilitação de tipo nas salas de aplicações de provas da ANAC e em bancas de provas itinerantes.

As provas de regulamento (voo visual ou por instrumentos), porém, necessárias para a revalidação de outras habilitações, continuam a ser aplicadas normalmente na modalidade escrita.

O exame teórico para habilitação de tipo foi substituído pelo exame teórico oral, que será aplicado pelo examinador antes de iniciar o voo de verificação.

Na revalidação da habilitação de tipo, a prova teórica será aplicada então na modalidade oral. Os pilotos empregados em empresas aéreas deverão realizar a revalidação de acordo com os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) números 121 e 135.

Para a concessão de uma nova habilitação de tipo, o piloto deve observar também a transição contida na seção 61.213(a) (2) do RBAC 61.

Até 21 de junho de 2013, os pilotos devem demonstrar conhecimentos em nível de Piloto de Linha Aérea (consultar seções 61.137 e 61.139 do RBAC 61). Já a partir de 22 de junho de 2013 — ou seja, um ano após a vigência do RBAC 61 —, os pilotos deverão ter concluído, com aproveitamento, cursos teóricos e práticos em entidades certificadas ou autorizadas pela ANAC, pelos RBHA/RBAC 141 e 142.

Para ler a nota oficial da ANAC, clique aqui.

Para consultar ou baixar o RBAC 61, clique aqui.

Fonte: ANAC

Pin It

Deixe uma resposta