Piloto de Helicóptero tem vaga certa.

Com o aquecimento das indústrias de petróleo e gás, junto com a descoberta de novas reservas do pré-sal, estão fazendo a carreira de piloto de helicóptero prosperar. A cada ano em todo Brasil são abertas novas vagas, o número de licenças emitidas anualmente saltaram de 187 para 450 – 2006 à 2011 – segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A formação de piloto de helicóptero é cara e exige tempo, hoje as principais demandas para pilotos de helicóptero estão na área executiva e off-shore, onde também estão os melhores salários, tendo como salarial inicial em torno de R$ 6 mil, enquanto os pilotos já experientes, podem ter remuneração que ultrapassam os R$ 15 mil.

Na aérea executiva, as vagas se concetram em taxi aéreo, onde o piloto de helicóptero é responsável pelo transporte de executivos de alto escalão a seus compromissos.

Táxi Aéreo - Helicóptero Executivo

Na área off-shore, as vagas se concetram em petroleiras, onde o piloto de helicóptero realiza o transporte de equipes até as plataformas petrolíferas.

Off-Shore - Petrolífera

Segundo a ABRAPHE (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero), existem aproximadamente 3.400 pilotos de helicópteros licenciados em serviço.

“São poucos pilotos desempregados, não chega a 5%. A demanda atual está sendo atendida” afirma o presidente da ABRAPHE, Rodrigo Duarte.

No estado de Pernanbuco, o crecimento na frota de helicópteros está entre 10% e 15% nos últimos 3 anos, segundo a ABRAPHE. De acordo com a ANAC, o estado de Pernanbuco ocupa a 11ª posição em número de helicópteros registrados no pais, com um total de 25 helicópteros. Na região, a única opção para formação de pilotos é o Aeroclube de Pernanbuco, no Pina, Zona Sul da Capital, onde só é ministrado o curso teórico. Para fazer o curso prático é necessário sair do Estado e ir para locais de referência como São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais e Curitiba.

O publicitário Fernando Bastos resolveu largar tudo e apostar nesta carreira, “Nunca havia pensado na profissão, mas terminei me encantando quando via alguns modelos no aeroclube. E está dando certo! O mercado está realmente absorvendo, mas é preciso se dedicar” diz Fernando sobre a sua nova carreira profissional.

Fonte: JConline

Pin It

8 thoughts on “Piloto de Helicóptero tem vaga certa.

  1. Frederico Battaino 18 de maio de 2012 at 12:50 -

    A minha pergunta e’: Por que estes 5% estao desempregados? Isso e’ o que me preocupa, ja’ que estou comecando nesta carreira.
    Se alguem tiver esta resposta podem me responder. Obrigado.

  2. Bom realmente acredito que até mais que 5% estejam desempregados, porque existem vagas, mas para pilotos com 500 ou mais horas de voous, meu marido fez PP, PC,IFR, e não atende ainda as exigências das empresas,
    agora vai fazer o de instrução para buscar uma vaga na empresa que fez a formação em PC.
    Não é fácil entrar neste mercado, creio que além do bolso, deve o piloto ter já ter quem o indique, para abrir as portas de trabalho!

  3. Não acreditem nesse boatos, eles estão atraindo cada vez mais novos pilotos para o mercado.

    Este mercado está totalmente saturado, sobrando pilotos. Vários desempregados.

  4. Creio que esses dados já estão por fora. Tem muito piloto recém formado como eu, que estão desempregados e não tem nenhuma saída, mesmo fazendo curso para instrutor não consegui emprego! A abraphe junto com as empresas de petróleo tem que fazer alguma coisa para ajudar esses novos pilotos.

  5. Essas reportagens sobre empregos e profissões nunca são o que realmente esta acontecendo no mercado de trabalho se tem (uma) vaga eles dizem que tem mil, sempre vem “FALANDO SOBRE O AQUECIDO RAMO DE PETROLEO E GAS” e não é bem assim. Existem cursos caríssimos, inspetor disso, piloto daquilo, operador de sei lá o que e assim vai. Dai depois disso tudo alguém lhe oferece uma vaga de auxiliar com a promessa de crescimento com aquela merreca que não paga nem duas horas de aula pratica no curso PP de helicóptero o tempo passa e então você descobre que grandes salários nessas áreas são praticamente de pai pra filho. Amigos e amigas antes de investir uma grana preta nesses cursos procure o empreendedorismo busque em suas origens, sua capacidade seu faro. É melhor lutar pra ser patrão do queimar tempo e sapato pra ser mais um empregado. DIFICIL NÃO QUER DIZER IMPOSSIVEL!

  6. Muitos boatos e poucas verdades. Ja estou formado a mais de um ano. Com os cursos de PPH, PCH, IFR, INVH. E ainda não encontrei nem uma oportunidade. Ja espalhei pelo Brasil uns 30 currículos e até hj as respostas são sempre a mesma. Contratação só mente a partir de 250. Hoje tenho proximo a 150 horas. Teria que gastar mais 70 mil pra fazer essas horas faltosas. Tomem cuidado com matérias publicadas ilusórias. O salário é muito bom, mas as oportunidades são minimas. Fica a dica. Abraço.

Deixe uma resposta