Palestra sobre Piloto de Helicoptero

No dia 27/04/2011 o Aeroclube de São Paulo realizou uma palestra sobre o Curso Teórico de Piloto de Helicoptero Privado.

Nesta palestra estavam presentes mais de 75 pessoas.http://www.portalhelicoptero.com.br/blog/palestra-sobre-piloto-de-helicoptero/

A palestra começou com o piloto mais antigo que o Aeroclube de São Paulo possui, esqueci o nome dele, mas uma coisa que marcou foi a seguinte frase dita por ele: “O piloto de helicoptero ou de avião é uma pessoa especial, ela é diferente das outras. Quando as pessoas nos olhos sentem confiança, elas nos respeitam…”

Após isso, dois instrutores, um do Aeroclube de São Paulo e outra da empresa Rangel, fizeram um bate papo com as pessoas que estavam presentes.

Os pontos mais importantes da palestra e do bate papo foi sobre a remuneração. Todos queriam saber o valor de insvestimento e qual a média salarial de um piloto de helicoptero.

Para se tornar um piloto de helicoptero privado, você precisa de:

  1. Ter mais de 17 anos de idade;
  2. Ter o ensino fundamental completo;
  3. Ser aprovado no exame médico;
  4. Ser aprovado na prova da ANAC;
  5. Ter no mínimo 35 horas de voo.

Isto é o que a ANAC exige, porém para tirar a permissão para pilotar helicoptero, você precisa que o avaliador da ANAC (parte prática) dê a autorização informando que você está apto para ser Piloto Privado de Helicoptero.

O seu instrutor fará o possível para que você use somente as 35 horas, porém os instrutores disseram que é muito difícil que um piloto esteja apto em 35 horas, eles falaram que a quantidade de horas necessária varia de 40 à 45 horas.

Nesta palestra também foi esclarecido que após realizar este curso de Piloto de Helicoptero Privado e passar em todas as avaliações, você poderá pilotar o helicoptero que está dentro da faixa de helicopteros que você pode pilotar. (Isso não é muito complexo, faça a analogia com carros: você que tem a habilitação B, não pode dirigir uma carreta que requer a habitação E por exemplo) Você poderá pilotar o seu helicoptero ou o helicoptero de alguém que você conheça, porém você não poderá ser remunerado como Piloto de Helicoptero, pois para isso, você precisa ser Piloto de Helicoptero Comercial

Para se tornar um piloto de helicoptero comercial, você precisa de:

  1. Ter mais de 18 anos de idade;
  2. Ter o ensino médio completo;
  3. Ser aprovado no exame médico;
  4. Ser aprovado na prova da ANAC;
  5. Ter no mínimo 100 horas de voo.

Parece bastante o número de horas né? Mas imagine que você tenha tirado o seu Piloto de Helicoptero Privado, que é obrigatório para ser piloto comercial, com 40 horas, só faltará mais 60 horas.

Algo que foi comentado na palestra que preciso comentar aqui é que Helicopteros não são alugados hoje em dia. Se você quiser, após ter o certificado de Piloto de Helicoptero Privado, alugar um helicoptero e dar uma volta com a sua família, você não têm onde alugar um helicoptero, se você tiver um amigo legal que te empreste muito bom, mas caso contrário, terá que alugar um helicoptero com um comandante, no esquema de Taxi Aereo. Um item que me animou foi sobre as fases que um piloto de helicoptero passa.

  1. Ele é um aprendiz de piloto e começa a pagar para voar. (Piloto Privado)
  2. Ele já sabe pilotar, mas ainda continua aprendendo e a pagando para voar. (Piloto Comercial)
  3. Ele já sabe pilotar e agora é instrutor de pilotos, começa a receber (pouco) para voar (Instrutor)

 

Referente a valores do curso, acesse a página da sua cidade aqui no site e veja o valor exato do investimento.

Referente a valores de retorno, os palestrantes disseram que depende muito do ramo que você vai atuar.

Não sei se esqueci algum ponto da palestra, mas se tiverem alguma dúvida, postem um comentário que procurarei a resposta para você.

 

Abraços e até o próximo

Pin It

26 thoughts on “Palestra sobre Piloto de Helicoptero

  1. Boa tarde,gostaria de saber quanto custapara fazer o curso privado de helicoptero e gostaria de saber se depois que o curso acaba qual e a possibilidade de trabalhar nesso area obrigado a todos.

  2. Olá

    O valor do curso depende muito da região que você está localizado.

    Após o curso de PP (Piloto Privado) você NÃO PODE ser remunerado, seria apenas para pilotar a sua aeronave.

    Abraço

  3. Daniel Teixeira Rocha 2 de setembro de 2011 at 14:07 -

    to interessado em tirar tirar o breve mais to precisando de informaçoes, sobre pagamento; se divide o valor qtas veses. Eu daria uma entrada e a diferença como eu poderia pagar,pois tenho interesse em tirar com uma certa urgencia.. abraço e aguardo resposta.

  4. Olá,

    Após tirar a licença de Piloto Privado( 40h min ),para eu tirar licença de Piloto Comercial, sou obrigado a fazer + (60h min) em alguma escola, ou posso fazer essas horas pilotando minha aeronave, ou de algum amigo???

  5. Oi eu queria saber o valor por hora.. Eu moro na cidade de hortolandia e estado de Sao Paulo. Admiro muito este trabalho. E meu amigo bombeiro tambem quer faser aula, porem estamos muitos anciosos…

  6. Gostaria de saber qual a escola que eu poderia procura em Fortaleza-ceara para fazer esse curso de piloto comercial.obg!

  7. Boa tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida. A escola em que eu realizar o curso, pode ter influencia na minha carreira?

    Desde já obrigado.

  8. Olá Denis,

    Ótima pergunta! Vamos lá…
    Isso depende de onde você irá trabalhar e de quem irá te contratar, mas a escola não deve influenciar na sua carreira.
    Os principais fatores que influenciam na carreira de um piloto de helicóptero são as horas de voo e cursos (Ground School) prestados.
    Por exemplo:
    Um piloto com 2.000 horas de voo é menos “concorrido” do que um piloto com 5.000 horas de voo.
    O mais importante é sempre estar estudando e praticando, feito isso, o mercado sempre estará disponível para você.

    Atenciosamente,
    Equipe AulasdeHelicóptero

  9. Muito obrigado pela resposta. Sou de Macaé e em uma cidade próxima chamada Conceição de Macabú abriu a escola skyclear.

  10. Denis,

    Pesquisamos pela Sky Clear e não encontramos nenhum registro da mesma na ANAC. Antes de ingressar no curso, certifique-se de que a escola está homologada pela ANAC!

    Atenciosamente,
    Equipe AulasdeHelicoptero

  11. Douglas Moura Andrello 16 de Janeiro de 2013 at 13:39 -

    Boa Tarde, moro em são josé dos campos/sp e gostaria de fazer o curso PPH. queria sabe mais sobre valores? e qual escola mais perto eu consigo fazer esse curso?

    Grato.

  12. Ola.. moro em Nova Londrina, Paraná e queria fazer as aulas praticas para piloto privado de helicóptero e gostaria de saber quais os aeroclubes tenho aqui perto de minha região tenho para fazer minhas horas de vôo..

    Grato.

Deixe uma resposta