Faixa Salarial de Piloto de Helicóptero

Neste artigo explicamos como é medida e qual a faixa salarial dos pilotos de helicópteros em suas principais carreiras.

Para saber quanto ganha um piloto de helicóptero devemos primeiramente conhecer os tipos de carreira que um piloto pode seguir. Existem variáveis no que se diz respeito ao salário de um piloto de helicóptero, vamos conhecer aqui as principais categorias e variáveis da grade salarial de um piloto de helicóptero.

Podemos dividir a grade salarial dos pilotos de helicóptero da seguinte maneira:

  • - Piloto Executivo
  • - Piloto de Táxi Aéreo (Off-shore)
  • - Piloto Repórter Aéreo
  • - Piloto Militar

Alguns fatores analisados que determinam o valor salarial do piloto de helicóptero são:

  • - Experiência – medidos através da quantidade de horas voadas.
  • - Tipo do Helicóptero utilizado – Pistão, Monoturbina ou Biturbina.
  • - Tipo de contrato entre piloto e empregador – Público ou Privado.

Piloto Executivo

O salário do Piloto Executivo, ou “Piloto Familiar”, gira em torno de R$ 18.000. Diferentemente do piloto de helicóptero empregado de uma empresa, o piloto “familiar” deve estar disponível todos os dias do ano para o seu patrão, embora voe em média 30% de seu tempo de trabalho. Aproximadamente dez pilotos brasileiros “familiares” ganhariam até R$ 40.000. As principais atividades de um piloto executivo está no transporte de diretores e VIPs de empresas, além de empresários particulares.

Os co-pilotos executivos recebem em torno de R$ 8.000.

Piloto de Táxi Aéreo (OffShore)

O Piloto de Helicóptero de uma empresa de Táxi Aéreo começa com R$ 2.300 e já deve ter uma experiência de ao menos 500 horas de voo; somente após muitas horas de vôo, poderá ter um salário mensal de R$ 12.000/13.000. Uma parcela variável de seu salário funciona como uma comissão e depende do tipo de helicóptero utilizado e da quantidade de horas de vôo efetuadas no mês. O tratamento do co-piloto corresponde à metade daquele recebido pelo piloto, salvo se for considerado aprendiz em formação; nesse caso, não recebe nada.

Um dos status mais aclamados pelos pilotos de helicóptero, é o de Piloto Offshore. Esses pilotos trabalham para empresas de Táxi Aéreo, que por sua vez são contratadas por empresas como a Petrobras que precisam de um atendimento impecável em termos de segurança e qualidade de serviço, colocando o piloto offshore em uma posição salarial bastante decente – salário em torno de R$ 13.000, direito a 15 dias de folga por mês, todas as vantagens atinentes a um contrato formal de trabalho e não pode trabalhar mais de 11 horas por dia. 

O salário de um co-piloto offshore é de aproximadamente R$ 6.000, deixando-o em uma situação confortável em relação à média dos salários brasileiros.

Variação do preço conforme helicóptero:

Helicópteros a Pistão (pequeno porte)
Ex: Robinson R22, R44
Faixa Salarial de R$ 4.000,00 à R$ 6.000,00

Helicópteros Monoturbina (médio porte)
Ex: Bell Jet Ranger BH-06, Eurocopter Colibri EC120
Faixa Salarial de R$ 8.000,00 à R$ 10.000,00

Helicópteros Monoturbina (grande/médio porte)
Ex: Esquilo B2, B3 e B4, Bell 407 , BH-07
Faixa Salarial de R$ 10.000,00 à R$ 15.000,00

Helicópteros Biturbina (grande porte)
Ex: Agusta A109, Bell 430, Dauphin AS65
Faixa Salarial de R$ 20.000,00 à R$ 25.000,00

Piloto Reporter Aéreo

Este piloto acompanha os jornalistas e fazem coberturas aéreas de notícias principalmente para Telejornais. Estes pilotos podem ser classificados em duas classes, estagiário e empregado.

Ao iniciar como estagiário, é necessário acumular horas de voo e experiência em cobertura de ocorrências/notícias, por isso, na maior parte do tempo exerce sua profissão gratuitamente, igualmente ao co-piloto. Já o piloto empregado “formal” trabalha para uma cadeia de televisão e tem o salário em torno de R$ 5.000,00 à R$ 12.000,00.

Piloto Militar

O salário de um Piloto Militar corresponde ao seu nível e cargo ocupado no exército. Seu salário está entre R$ 5.500,00 à R$ 7.000,00. Sua experiência também conta no valor do salarial. A vantagem do piloto militar está na estabilidade financeira garantida, por se tratar de um cargo público, mas mesmo assim, muitos pilotos após conseguirem grandes números de horas voadas e experiência, optam pela Offshore, por causa dos grandes salários.

Desafios

O grande problema na carreira de um piloto de helicóptero está em seu início, existem zonas imprecisas que geram grandes diferenças salarias dos membros de uma mesma profissão, isso dificulta a dedicação de um piloto estudante ou até mesmo de um co-piloto a conseguir uma vaga de trabalho, mesmo com as vagas sobrando, pois o investimento inicial é muito alto.

Pin It

68 thoughts on “Faixa Salarial de Piloto de Helicóptero

  1. Claudio de Oliveira Souza 19 de junho de 2012 at 21:41 -

    O salário de r44 para quem tem experiência esta entre 9.000 e 10.000 mil reis e para o r66 13.000 mil reais esquilo e 15.000 reais Eu vôo esquilo e r 44 e possível mente irei voar o r66 e se eu ganháce 6000 mil para voar r44ja estava passando fome pois o custo de vida esta muito alto

  2. Achei as informações acima, de grande valia, principalmente ao jovens, pilotos e
    aspirantes à Piloto Comercial de Helicópteros.

  3. Caro Cláudio, voei muitos anos vários tipos de máquinas e em vários tipos de missões, já fiz repórter, voei executivo, hoje estou no off-shore. Ao longo da carreira a experiência faz com que sejamos valorizados, mas pelo que li desta reportagem eles estão sendo bem realista quanto a salários iniciais. Pois há variação de salários muito grandes, mesmo em Táxi aéreos, no off-shore, e no repórter. Mas devemos lembrar aqui que o mercado precisa de pilotos experientes, e que para quem está iniciando a carreira será preciso perseverança para chegar a conquistar uma boa posição.

  4. caro Raul e comandantes, estou ingressando nesta nova profissão, atraves de pesquisas tenho percebido que existem muitos pilotos com idade acima de 50, tenho 37 anos. No mercado de trabalho esta idade ja é considerada alta para quem esta começando ? E se dedicando em quanto tempo um piloto esta apto ao mercado de trabalho ? Abraço.

  5. Olá Raul,meu namorado esta muito empolgado para começar fazer o curso e as aulas,estamos correndo atrás e gostaríamos muito de poder conversar com alguém experiente assim como vc nos pareceu ser,será que poderia passar seu contato de e-mail ou página pessoal?Se não for incomodo para vc claro,seria de muita valia para nós.Att Mayra e Josimar

  6. Olá Emerson, alguém respondeu a tua pergunta? Eu estou com a mesma dúvida sua. Será que é muito tarde para começar esta carreira?

    Obrigado.

  7. Caro Daniel e Emerson, para Helicóptero a idade ainda está boa para entrar no mercado, claro que a formação terá que ser acelerada, ou seja, se formar o mais rápido possível claro que com muita dedicação e estudo continuo tendo que abdicar de lazer e outras coisas para que apesar da carga excessiva de estudos tenha se qualidade e compreensão aprofundada da parte Teórica.

  8. ola galera,pesso desculpa pela minha frase préstorica, mas eu estou entrando nesse lado aereo queria saber muito como funciona essa vida mas moderna.

  9. Gostaria de saber qto tempo de duração o curso de piloto para estar apto a exercer a profissão, a com 30 anos é muito tarde para começar aguardo respostas: E se teria algum q podesse me indicar!

  10. Oi, Emerson. É a mesma dúvida que tenho, estou com 36 e acho que chegou a hora de tentar algo novo na vida, fora do escritório. Estou com dinheiro e disponibilidade de tempo para fazer o curso e ingressar na profissão rapidamente, mas não sei se estou velho demais.

  11. Raul… tenho 32 anos, sou formado em teconologia. Sou apaixonado por aviação mas nunca tive oportunidade financeira para bancar. Hoje tenho condições mas meu medo é pela idade e pelo mercado de trabalho. Se fosse com vc, arriscaria?

  12. Raul, boa tarde!!!
    Por ser um piloto experiente, e bem como disse a valorização do proficional vem com o tempo e experiência acumulada, me aconselharia, eu aos 37 anos iniciar esta carreira e ter tempo abíl de perseverar e prosperar???

    Grato,

    Alexandre Braga

  13. Boa tarde,

    sou servidor público, mas como sou apaixonado por essa área gostaria de saber se há mercado para piloto autônomo, ou seja, ele presta serviço para empresa (taxi áereo ou empresa normal), mas ganha por hora voada e não tem vínculo empregatício. E caso haja esta possibilidade, de quanto é a remuneração por hora voada.

  14. Caro Ronaldo Basttos,
    O piloto de uma empresa de táxi-aéreo necessariamente precisa ter vínculo empregatício, ter licensa no mínimo de piloto comercial, passar por treinamentos, provas e voos de cheque para revalidação de suas habilitações, tudo de acordo com a legislação em vigor (RBAC 61 e 135). Transporte publico só pode ser realizado por empresas certificadas e pilotos treinados. Para voar descompromissadamente procure um aeroclube ou um amigo q possua um avião, mas nesse caso, vc não vai ganhar dinheiro com a atividade e sim gastar o q já ganhou como funcionário… Boa Sorte!

  15. Boa tarde,

    Tenho 28 anos e somente agora tenho condições de bancar um curso sempre fui apaixonado pelo por ser um piloto, e agora estou querendo fazer o curso sou totalmente apaixonado por helicóptero, mas sem mais delongas irei começar o curso agora será que consigo terminar o curso em 2 anos e trabalhar na área?
    att,
    Junior

  16. Olá pessoal, também sou apaixonado pelo céu, mais ainda de dentro de um helicóptero. Tenho muita vontade de entrar nesse mundo, ainda mais que é desejo desde minha infância. Tenho 39 anos e digo: se é tarde eu não sei, se vou ganhar bem, sei menos ainda, só sei que se depender de paixão pelo ar e vontade,…já tô lá!!!! rsrsr. Abço a todos.

  17. Natalia Martinez 8 de março de 2013 at 4:35 -

    Boa noite amigos, amanhã vou me matricular no curso. As oportunidades de trabalho são iguais tanto para homens como para mulheres? Com quantas horas de voo já pode-se conseguir um emprego? E qual é a faixa salarial para quem recém começa a ter experiencia? Agradeço suas respostas! Obrigada =)

  18. ola boa noite quero muito ingresar nesta area mais se o valor dos cursos. teorico junto com o pratico for aproximadamente o que eu pesquisei que e 76 so filho de papai vai poder fazer este curso em gente.

  19. não sou filho de papai,trabalho de domingo a domingo a noite e mesmo assim estou bancando meu curso,essa de ser filhinho de papai é só mais uma ladainha para pessoas humildes como eu não arriscarem seus sonhos por falta de $$ ,só serve para tirar seus sonhos ! Vs sabia que em torno de 65% á 70% dos pilotos no brasil são de familia classe média e classe média baixa ? Se espelhe no Cmte. Hamilton que vendia artesanato e conseguiu ser qm e hoje! NUNCA DESISTAM !

  20. DouglasBelfort 2 de abril de 2013 at 4:13 -

    Deixa de onda, meu camarada!! Ainda estou fazendo meu curso de PP, trabalho com telecomunicações digitais avançadas e ganho R$4000,00. Você que deve ser um péssimo administrador de sua renda, pois com R$4000,00 por mês eu já tenho 2 carros quitados, tenho minha casa própria com 3 andares e elevador panorâmico, piscina de 50m², churrasqueira (não moro em condomínio, é tudo só meu!!), pago minha faculdade e ainda meu curso de piloto de Helicóptero. Não pago prestação nenhuma e minhas únicas contas são luz, água, alimentação, vestuário, e faculdade. Já tenho a quantia equivalente em R$ às minhas 40 horas de vôo pra quando eu terminar o curso… Agora, pra galera séria que quer iniciar o curso, eu aconselho se capitalizar primeiro, organize e elimine todas as suas contas de forma que vc fique SEMPRE com no mínimo 60% do seu salário LIVRE. Tenha FOCO, estude bastante e cuide muito bem da sua saúde, pois os exames na CEMAL são exigentes. Ao término do curso, não opte por parcelar suas horas de vôo( pacote), pague-as sempre à vista para que não fique amarrado a elas quando quiser fazer mais horas. Por isso, se vc não tiver grana NÃO FAÇA O CURSO, pois vai jogar dinheiro fora por não conseguir concluir e lembre-se, aqui no RJ são 40hs para PP e 60hs para PC, R$750,00 cada hora de vôo, ou seja, 30.000 só em horas de vôo para piloto privado, onde vc nem vai poder TRABALHAR como piloto ainda. É um caminho sem volta, pense bem antes de começar e boa sorte!!! Nos vemos no ar!! Abçs!!!

  21. Uma pobreza!!! uma falta de respeito, piloto levam vidas!!!! arriscam todos os dias!!! salarios vergonhosos

  22. você não é arrimo de família, não paga contas de colégio, fardamento, médico e etc. e ainda recebe troco de mesada no fim do mês. Nós somos brasileiros comuns , então guarde a sua impávida.

  23. Amigo Raul, meu professor na escola de aviação começou o curso dele com 39 anos. Ele é advogado, porém não exerce mais. Hoje, abril de 2013, ele está com 45 anos e é piloto de avião com 1500 horas de vôo registradas. Ele disse que largou tudo pra ser piloto e não se arrepende, pois realizou um sonho.

  24. Gente, tenho 16 anos e estou terminando o ensino médio. Meu objetivo é completar 17 anos, ano que vem, e seguir a carreira de piloto, de helicoptero. Queria algumas dicas, informacoes, ajudas. Como salario inicial, mercado de trabalho, ao concluir o curso vou poder logo trabalhar e ganhar algo? Se puder, me enviem email: ronaldo.umbelino@hotmail.com

  25. Ola galera tenho 16 anos e estou completando ensino médio , e quero ser muito Piloto Privado de Avião e Piloto Comercial de Avião , e preço de hora de voo e de 220 R$ ,e gostaria muito de receber algumas dicas de alguém que já fez o curso e se vale a pena investir nesse ramo. Eu sempre sonhei em voar. se alguém poder me ajuda obrigado. ^^

  26. emerson junio gonçalves 16 de maio de 2013 at 16:06 -

    gostaria de saber ,tenho 31 anos se a idade ainda esta dentro do do setor comercial e quanto tempo leva para terminar este curso .

  27. Delmiro Baqueiro 24 de maio de 2013 at 12:32 -

    Quase R$ 100.000,00 de investimento para um salário mediano. Sei não viu, não é lá essas coisas todas não que o povo diz. É melhor ser flanelinha de Navio.

  28. Prezado Claudio,

    Lamento informar que temos pessoas que escrevem melhor que você a ganham 2 sal. minimos por mes.
    Existem centenas de engenheiros com salario de R$ 6 mil. Pessoas com MBA recebendo R$ 12 mil.
    Assim, para valorizar o que ganha, sugiro a você, voltar a escola e fazer um curso de portugues pois no dia em que seu patrao descobrir que você escreve tudo errado, vai deixar de confiar em voce como profissional.
    sky joey

  29. Sugiro a todos que estiverem pensando em ingressar na profissao de Piloto. Estudem, façam uma Faculdade/Bacharelado qualquer, mas façam. Façam tambem um bom curso de Ingles, preparem-se porque as empresas pagam bem, porem exigem Curso superior e Ingles Fluente.
    Mesmo os Pilotos experientes, nao estao conseguindo boas re-colocacoes quando lhes faltam Curso superior e ICAO nivel 4 ( minimo)
    Boa sorte !
    Jose

  30. Boa tarde, interessante o seu contexto, muitos deveriam saber que, para chegar a ganhar este salário teria que ser um bom profissional, vejo que tem pessoas reclamando pelo salário que recebe, mas nos colhemos o que plantamos, quanto mais estudo, maior o salário! Eu faço o curso de ciências aeronáuticas na PUC-GO, mas sou nova na área, leiga e humilde, tenho 19 anos, se Deus quiser, ano que vem colo grau. Eu estou muito em dúvida no que seguir, ou Piloto comercial, piloto executivo, agrícola (dangeours, risos) , quero focar em algo, tenho pensado muito em Pilotar helicóptero para polícia ou bombeiros, você me sugere algo? Sinceramente, não faço a minima ideia de como me tornar uma piloto para a PM, ou algo do tipo. Se eu tiver a carteira de PPH e PCH eu posso fazer um concurso da CFO e se caso eu passar, já entro como piloto? Ficarei a espera da sua resposta. Att, Camila Lêdo.

  31. Olá

    Meu ome é William e tenho 37 anos de idade, sou empresário mais pela paixao por helicopteros estou pensando em largar tudo e me dedicar a profissão, gostaria de se nao incomodar, ja que muita gente sempre lhe pergunta as mesmas coisas, de mais informaçoes sobre a profissão , os riscos , a procura de vagas, as chances de prosperar pela idade que tenho, enfim, gostaria que m,e apontasse uma direção, desde já lhe sou muito grato

    abraço
    William Gagliardo

  32. Boa noite, me chamo RENATO FLEURI, tenho 15 anos , meu maior sonho e ser um piloto de helicoptero, so nao sei por onde começar, Gostaria de saber um rumo que devo tomar para conseguir realizar a profissao do meu sonho………..GOSTARIA DE SABER, PASSO A PASSO PARA CONSEGUIR ME FORMAR.

    OBS: GOSTAR DE TROCAR INFORMAÇOES,COM ALGUM PROFISSIONAL NESSA AREA. PARA ME ORIENTAR E CONSEGUIR CHEGAR AO MEU OBJEITVO……. OBRIGADO!

    aguardando resposta…..

  33. Caros, eu sou executivo de uma grande multinacional e apesar de estar com a vida muito boa e situação financeira tranquila, meu sonho sempre foi ser piloto. Portanto, sigam seu sonho, o mesmo irá recompensá-lo, dêem as costas para comentários negativos… muitos amigos sairam do escritório para a aviação e estou muito felizes, ganhando bem e muito menos estressados

  34. Leandro Ferreira Reis da Silva 4 de julho de 2013 at 21:32 -

    Excelentes esclarecimentos !! Sempre que puder,deixem noticias sobre o curso de PPH e de PCH no meu e-mail !! To muito interessado e fazê-los !! Boa noite !!

  35. Olá! Pessoal, tenho 40 anos e estou iniciando minhas aulas para PPH, tenho fé que vou realizar meu sonho de ser um bom Piloto. Não quero nem ouvir alguém dizer que não tenho a idade certa para começar…Veremos no ar…Abraços a todos e boa sorte…

  36. Senhores,
    Bom dia.

    Sou mais um que sonha com o vôo. Porém fui frustrado pelas forças armadas devido o meu problema de vista, que mesmo com correção ainda não é aceito na carreira.
    Estou buscando conhecimento pois parti para a área de Informática afim de ter condições de pagar primeiramente o PPH e posteriormente o PCH, já que minha familia não tem condições de arcar com esse desejo, porém me dá muito apoio! Estou disposto a trilhar o caminho mesmo que seja tortuoso e ansioso pelo simples fato de já nas aulas de PPH poder tirar o pé do chão!

    Gostaria de saber se além da perseverança e força de vontade, há algumas dicas tantos dos Comandantes já formados, como os dos formandos. Tenho 25 anos, e muita motivação. Porém tenho que trabalhar de seg a sexta, justamente para pagar as despesas. Alguma dica?

    Muito obrigado.

  37. olá sou a layanna tenho 23 sou comissária de bordo, e em breve começo meu curso pra piloto de helicóptero eu sei que ñ vai ser tão fácil mais na vida nada é fácil, sabemos que o custo é alto, mais pra quem sonha, e tem força de vontade tudo é possível então ñ levem em conta os comentários negativos, e nem coloquem dinheiro acima de tudo, vamos ter fé e coragem pra lutar! boa sorte a todos.

  38. Quando começar a trabalhar no inicio com piloto executivo,quanto eu ganharei?demora em media quanto tempo para arrumar trabalho( apos tirar a carteira PCH)?

  39. Ola! Gostaria de saber, se alguem aí sabe me dizer se piloto brasileiro com licença de outro pais pode trabalhar no Brasil? Ou precisa de algum teste aí no Brasil!
    Obrigado!

  40. Quero ser piloto de helicóptero, mas sou pobre e trabalho muito , será que aplicando uns 3.000,00 por mês eu consiga algum dia ser um profissional da área?

  41. Deus escreve o certo por linhas tortas.

    Tenho 33 anos, me formei em comunicação social, trabalhei muito com publicidade, me estabeleci, montei minha empresa e apos alguns anos voltei a vida universitária pra cursar direito e estou no 5 semestre.
    Nos últimos 2 anos tenho saltado de paraquedas e a cada subida eu fui me apaixonando mais pela liberdade, pelos céus de brigadeiro.

    Nunca imaginei que eu pudesse ter a idéia de me tornar um piloto.

    Acontece que nesse meio termo eu fui pesquisar o estilo de vida do profissional, me surpreendi, porque me identifiquei com a categoria.

    O que tenho a dizer sobre qualquer profissão: quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa.

    Nada é fácil, não se importe com sua idade, meios financeiros, só acredite, arregace as mangas e mãos a obra.

    Não esqueça de colocar muito bem pontuado seu planejamento de como vai se tornar um piloto bem sucedido.

    Boa sorte!

  42. Trabalho na AES Eletropaulo, sou homem linha viva mexo com 13,200v ao contato, conheço muito de procedimento de segurança, gostaria de ser um piloto de helicóptero, tenho um bom carro, daria ele pra ser um profissional na área da aviação “helicóptero” alguma pessoa pode me ajudar a achar o caminho certo.

  43. Tenho 47 anos, trabalho com tecnologia da informação e acabei de concluir meu curso de Piloto Comercial e Instrutor de Voo de Helicopteros.
    Como muitos, só ao 45 anos consegui me capitalizar para investir neste sonho.
    Sonho realizado mas sem perspectiva, ainda, de emprego na aviação.
    De qualquer forma não me arrependo pois voar é a melhor coisa que há.

  44. Boa noite galera, Um parabéns a todos os apaixonados por essa profissão e amantes da aviação. Tenho 24 anos e sou instrutor de voo
    Sem dúvidas, será uma grande luta pela frente, muito estudo e muita dedicação!!
    Hoje em dia tem ate escolas que financiam o curso.
    Aproveitam para trabalhar na melhor profissão, e ama o que faz e nunca trabalhará.

    ” SE VOAR É SOBREHUMANO, PAIRAR É DIVINO”,

  45. Desculpe-me, mas o amigo anda comendo o que?! – Champagne com trufas pela manhã? – Muitos potes de caviar na geladeira? – Blue label no happy hour? – Sopa de baba de andorinha à noite? – Seis paus e passa fome? – Pensa bem meu irmão!

  46. Amigo,quero te contratar te pagar o dobro que voçe ganha para adiministrar minha empresa.
    tenho 2 funcionários que ganhão mais do que voçe e então devo ganhar um pouco mais que eles também.
    quero ver se voçe comsegueb fazer esta mágica aqui em BH pra gente?
    R$4.000,00 por mes virar um patrimonio de R$800.000,00 é fantastico.
    será que voçe também é filho do LULA que com salário de R$1.200,00
    comprou uma fazenda de R$47.000000,00 milhões de reais.
    ou então é piloto do zézé perrela, que foi preso com 400kl de cocaina.

  47. Ola pessoal,tenho 24 anos sou militar da marinha (cabo enfermeiro),sou de procedência muito pobre,mas juntei dinheiro,abri mão de muita coisa e com ajuda da minha mãe e de Deus consegui juntar 60 mil reais,será que é o suficiente pra realizar o meu sonho de ser piloto e também poder dar uma vida melhor pra minha mãe? Ganho 1.500,00 reais e minha mãe e eu nunca passamos fome ,vivemos bem,mas ainda não é o suficiente,ainda não é o que sonho . Gostaria muito de uma resposta,fiquem com Deus.

  48. Felipe Eustáquio 12 de janeiro de 2014 at 12:30 -

    Olá pessoal, tenho 25 anos, assim como muitos aqui tenho esse sonho que me acompanha desde a infância, trabalho em uma empresa multinacional porém meus ganhos por ano é em média 20.000,00 tenho apenas 8.000,00 onde pesquisei vou gastar em torno de 28.000,00 para PPH, e 105.000,00 para PCH, quero muito, muito mesmo ser piloto e acho que o quanto antes eu começar melhor, pois quero viver disso, minhas dúvidas é a respeito de grana e tempo pois pelas contas que fiz vou demorar uns 7 anos para conseguir minha habilitação para PCH, e como vai ser depois disso como me ingressar? como arrumar um emprego? ia fazer um curso superior esse ano mas quero muito ser piloto, por favor me ajudem!!! alguma ideia sugestão, orientação????

    agradeço desde já

    meu contato felipe_eustaquio25@hotmail.com

  49. Gilmar, e demais almejantes…

    Primeiro passo de tudo é saber se você tem saúde para ser um piloto. Para isso, precisa fazer o exame de aptidão física da Aeronáutica para obter o CMA. Acesse este link para informações: http://www2.anac.gov.br/habilitacao/inspecaosaude.asp

    Após isto, iniciar curso teórico em qualquer escola de aviação regulamentada pela ANAC.

    CUSTOS:

    Curso Piloto Privado: De R$ 1.500 a 3.000 – aulas teóricas – Duração de 8 a 20 semanas dependendo da intensidade.

    Exame de aptidão e conhecimentos na ANAC – R$ 250,00.

    Aprovado neste curso você recebe sua licença para iniciar aulas práticas.
    Isso significa que neste estágio, você já pode voar em avião monomotor ou helicóptero acompanhado de instrutor em condições de visibilidade total.

    CUSTOS:

    Aulas práticas: Avião/Helicóptero de R$ 250 à R$ 700
    Necessárias 40 horas para iniciar CURSO DE PILOTO COMERCIAL:

    A partir de 40 x 250: 10.000,00 / Até 40 x 700: R$ 28.000,00. – Duração: Depende do seu bolso.

    Curso Piloto Comercial: De R$ 1.500 a 3.000 – aulas teóricas – Duração de 8 a 20 semanas dependendo da intensidade.

    Exame de aptidão na ANAC – R$ 250,00

    — Aprovado neste nível, você recebe licença e já de trabalhar de Piloto Particular/Taxi.

    — Se quiser pode fazer um curso de instrutor e trabalhar em alguma escola, para obter horas de voo e construir seu currículo.

    Necessárias 200 horas para trabalhar como Piloto Comercial: A partir de 200 x 250: R$ 50.000,00.

    Além de cursos específicos para outras aeronaves, os principais são:

    – CURSO para obtenção de Certificado de Voos por instrumentos;
    – CURSO DE PILOTO DE LINHA AÉREA

    A partir deste nível você já tem currículo para procurar emprego para piloto comercial.

  50. Olá gente! Sou mais um que estou descobrindo a paixão pela aviação.

    Sempre achei um sonho muito distante, mas agora vejo uma possibilidade surgindo:

    Na instituição onde trabalho se fala em adquirir um helicóptero para realizar o serviço de aeromédico.

    tenho 33 anos e sou condutor de veículo de emergência, e futuramente, serei piloto de helicóptero!!! fé em Deus que tudo dará certo…

  51. Estou iniciando minhas horas de vôo agora em um Robinson R22.
    Apesar de ser bem desanimador iniciar como INVA, quem quer entrar neste ramo precisa de uma estrutura familiar para te apoiar. No meu caso minha esposa que está ajudando muito. Independente do dinheiro para se tornar um piloto, o que fazer depois? Meu salário é bom no meu atual emprego e trabalhar como instrutor irá cair muito meu padrão de vida. Mas a paixão pela aviação é maior. E para conseguir isso digo novamente que o apoio da minha esposa é o que move minha felicidade. Ela terá que segurar as pontas no começo ate conseguir estabilizar meus ganhos futuramente e tendo este apoio, aí sim quem quer iniciar neste ramo tem que ir com tudo. Porque não adianta ter dinheiro para fazer as aulas PPH, PCH, vender uma casa para pagar as horas de vôo e depois não ter estrutura para continuar a viver.
    Encaro como um processo longo e segundo minha esposa “garantia de minha aposentadoria”.
    Eu acredito que quem quer ser piloto, além de amar terá que ser muito paciente.

Deixe uma resposta