Como funciona o Helicóptero?

Bom, já vimos o caminho que é necessário para ser um Piloto de Helicóptero no artigo “Palestra sobre Piloto de Helicóptero”. Agora, você sabe como funciona um Helicóptero?

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Introdução
Os helicópteros são máquinas muito versáteis, que permitem ao piloto acesso completo ao espaço tridimensional - A incrível flexibilidade dos helicópteros possibilita que eles voem por quase todos os lugares. Entretanto, isto também significa que pilotar o helicóptero é complicado. O piloto tem de pensar em três dimensões e usar ambos os braços e pernas o tempo todo para manter um helicóptero no ar. É uma tarefa que requer treinamento intenso e habilidade, assim como atenção contínua à máquina.

A diferença entre o Avião e o Helicóptero
Um avião pode ir pra frente e virar para esquerda ou para direita; também é capaz de ir para cima e para baixo, mas não voa para trás. Como mostra a imagem abaixo.

Um helicóptero pode fazer três coisas que o avião não pode:

  • Voar para trás
  • Girar no ar (360º)
  • Pairar no ar

Em um avião, é necessário estar se movendo para fazer uma curva. O helicóptero pode se mover lateralmente em qualquer direção ou girar 360º. Essa liberdade extra e a habilidade necessária para dominá-la fazem os helicópteros ser tão instigantes, mas também complexos.

Para controlar um helicóptero, uma mão segura um comando chamado cíclico, que controla a direção lateral do helicóptero, incluindo ir para frente, para trás, para a esquerda e para a direita. A outra mão segura um comando chamado coletivo, que controla o movimento para cima e para baixo do helicóptero e a rotação do motor. O pé do piloto fica sobre os pedais que controlam o rotor de cauda, que permite ao helicóptero girar em qualquer sentido no seu eixo.

Como os Helicópteros voam
Imagine que se queira criar uma máquina que voa direto para cima. Nem vamos pensar em descer por enquanto, só subir. Caso se forneça força para cima por meio de uma asa, então ela deve estar em movimento para criar sustentação. As asas geram sustentação desviando o ar para baixo e se beneficiando da reação oposta e igual que resulta disto.

Um movimento rotativo é o meio mais fácil de manter a asa em movimento contínuo. Assim pode-se montar duas ou mais pás em uma árvore(tronco) central e girá-la de forma muito parecida com as pás de um ventilador de teto. As pás rotativas de um helicóptero são moldadas exatamente como os aerofólios de uma asa de avião, mas geralmente as pás de um rotor de helicóptero são estreitas e finas porque têm que girar muito rápido. O conjunto de pás rotativas do helicóptero é chamado de rotor principal. Se for dado às pás um pequeno ângulo de ataque em relação à árvore e girá-la, as pás começam a gerar sustentação. Esta disposição funciona muito bem até o momento em que o helicóptero sai do chão. Nesse momento, não existe nada que evite que o motor (e assim o corpo do aparelho) gire exatamente como o rotor principal. Desse modo, na falta de algo que evite que o corpo do aparelho gire, ele o fará em direção oposta ao rotor principal. Para evitar que o corpo do aparelho gire, é preciso aplicar uma força a ele.

O modo normal de fornecer força ao corpo do aparelho é anexar outro conjunto de asas rotativas na extremidade uma longa viga. Essas asas são chamadas de rotor de cauda. O rotor de cauda produz empuxo como uma hélice de avião. Produzindo o empuxo na direção lateral, ele age contra a tendência do motor de fazer o aparelho girar. Normalmente, o rotor é acionado por uma longa árvore que sai da transmissão do rotor principal e se conecta a uma transmissão menor no cone de cauda do helicóptero.

Fonte: HowStuffWorks – Para mais informações acesse: HowStuffWorks – Helicópteros

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